(51) 99999-1103 afadpoa@afadportoalegre.org.br Av. Cristovão Colombo, 398

QUEM SOMOS

A AFAD Porto Alegre é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que atua em Porto Alegre e região. A Associação se mantém ativa por meio do trabalho voluntário das famílias e dos jovens e adultos com síndrome de Down que formam o grupo Geração 21. Nossas ações buscam promover a autonomia, oferecer conforto e informações a diversas famílias, congregando-as e compartilhando experiências para que essas famílias sejam o suporte no caminho rumo à autoria de suas histórias.

Também disseminamos informações referentes às potencialidades das pessoas com síndrome de Down, objetivando sua plena cidadania. Cada vez mais, as pessoas com síndrome de Down participam da Associação tanto como membros da diretoria quanto nos eventos que desenvolvemos. Esses jovens e adultos nos mostram diariamente que só precisam de oportunidades como essas para que possam conhecer seus limites e desenvolver suas potencialidades.

HISTÓRICO

Fernanda Schacker Machado, do grupo Geração 21, na atual sede da AFAD Porto Alegre na Av. Cristovão Colombo.

A intenção de criar a AFAD Porto Alegre surgiu de um grupo de mães e pais que buscavam algo diferente do que era oferecido na época. Desejosos de um espaço onde pudessem compartilhar suas experiências, com esperança num mundo mais inclusivo, fundaram uma Associação de Familiares e Amigos. Em assembleia, após convocação em um jornal local, em 14 de novembro de 1992 nascia a Associação dos Familiares e Amigos do Down, no salão de reuniões da Associação Cristã de Moços (Rua Washington Luiz, 1050), com a presença de 22 pais que assinaram a primeira ata da Assembleia de Constituição. Com a diretoria eleita, foi criado o Estatuto da AFAD Porto Alegre para oficializar a instituição e os membros foram a busca de um espaço que pudesse abrigar a sede, alugando uma sala na Rua Moura Azevedo.

A Associação é filiada à Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) e tem representação no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEPEDE), conforme edital no DIÁRIO OFICIAL 2 – Porto Alegre, segunda-feira, 15 de junho de 2015, atuando junto a Comissão das políticas Públicas deste Conselho. Ainda, integra o Conselho Deliberativo da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS) pelo edital no DIÁRIO OFICIAL 5 – Porto Alegre, terça-feira, 05 de janeiro de 2016.